segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A PARÁBOLA DO DEUS QUE FAZ JUSTIÇA AOS SEUS ESCOLHIDOS


Lucas – Capítulo 18

1 Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer:
2 Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum.
3 Havia também, naquela mesma cidade, uma viúva que vinha ter com ele, dizendo: Julga a minha causa contra o meu adversário.
4 Ele, por algum tempo, não a quis atender; mas, depois, disse consigo: Bem que eu não temo a Deus, nem respeito a homem algum;
5 todavia, como esta viúva me importuna, julgarei a sua causa, para não suceder que, por fim, venha a molestar-me.
6 Então, disse o Senhor: Considerai no que diz este juiz iníquo.
7 Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los?
8 Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?

Diante da ausência de temor do ser humano Jesus narra essa parábola
Jesus sabia que o nosso coração é tendente a deixar de orar e a desanimar

Assim, Jesus nos convida:

1 - Orar sempre
Em Josue 1.9: Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido Deus nos anima a fazermos tudo segundo o que está escrito, e Jesus nos convida a orar sempre para não desanimarmos, para não sairmos do caminho e para sermos bem-sucedidos

E Jesus usa a figura da viúva que poderia ser menosprezada e talvez até fosse

A segunda figura é o juiz iníquo que não temia a Deus.

E essa viúva, que talvez fosse esquecida pela sociedade, foi até o juiz que por até certo momento recusou-se a atender a viúva, que não respeitava homem algum, inclinou posteriormente sua atenção e julgou a causa da mulher e Deus fará o mesmo, mas para isso precisamos verbalizar a Deus nossa necessidade para demonstração de nossa dependência de Deus.

2 - Deus vai ouvir o clamor de seus escolhidos
Deus fará a justiça aos seus como o fez nos tempos de Noé: 
A viuva foi considerada inoportuna pelo juiz, mas o escolhido jamais o é na presença de Deus.
Jamais a nossa oração deixa de ser atendida por Deus, ele inclusive nos orienta a orar sem cessar.
Não podemos deixar nosso coração ser levado pela ideia de que Deus não está ouvindo o nosso clamor.

O desafio é permanecermos com fé, pois Ele pergunta:Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?

Os seus escolhidos precisam permanecer firmes para que no momento oportuno a justiça de Deus seja manifesta.

Que Deus nos ajude a buscar.

Renato e Liu
Sermão de domingo, 22/09/2013 pregado pelo Rev Manoel

domingo, 9 de junho de 2013

Diário de uma noite de oração

A madrugada se aproxima e o silencio ecoa em nossos ouvidos, pois e chegado o momento de ouvir  Deus no nosso particular.

Somos desafiados a sermos santos, buscar a santificação por meio do Santo a fim de nos aproximarmos em santidade a vida santa do Santo.

A luz do Salmos 19 somos encorajados a confessar os pecados ocultos, aqueles que achamos nao ter ninguém vendo uma vez que nao somos capazes de identifica-los.

A palavra que sai da minha boa e uma oração e portanto deve refletir o que esta no meu coração.

No silencio somos capazes de ouvir a voz de Deus.

Contemplar a criação e uma dadiva de Deus em meio a correria e barulho diários.

Falarmos que confiamos em Deus e uma coisa. Outra e vivermos a confiança em Deus.

Precisamos avivar o nosso coração para estarmos sensíveis a movimentação de Deus e com isso realizarmos a sua vontade.


sábado, 1 de junho de 2013

sábado, 23 de março de 2013

SEMPRE OUVI ESSA MENSAGEM, MAS...


Lucas 22.54-62
Pedro nega Jesus

Eles prenderam Jesus e o levaram até a casa do Grande Sacerdote. E Pedro os seguia de longe. Quando acenderam uma fogueira no meio do pátio, Pedro foi e sentou-se com os que estavam em volta do fogo. Uma das empregadas o viu sentado ali perto da fogueira, olhou bem para ele e disse: — Este homem também estava com Jesus! Mas Pedro negou, dizendo: — Mulher, eu nem conheço esse homem! Pouco tempo depois, um homem o viu ali e disse: — Você também é um deles! Mas Pedro respondeu: — Homem, eu não sou um deles. Mais ou menos uma hora depois, outro insistiu: — Você estava mesmo com ele porque também é galileu. Mas Pedro respondeu: — Homem, eu não sei do que é que você está falando! Naquele instante, enquanto ele falava, o galo cantou. Então o Senhor virou-se e olhou firme para Pedro, e ele lembrou das palavras que o Senhor lhe tinha dito: “Hoje, antes que o galo cante, você dirá três vezes que não me conhece.” Então Pedro saiu dali e chorou amargamente.

A Páscoa crista se aproxima e o mundo insiste em anular o nome de Jesus, negando-o como Senhor e Salvador, assim como dizendo que jamais o conheceu.

Contudo, muitos ouviram as Palavras de Salvação desde a sua infância e agora por circunstancias alheias negam ser submissos aquela Palavra.

O homem e mais forte quando de joelhos aos pés de Jesus se submete.

Deus o abençoe.

Pb. Renato

quinta-feira, 7 de março de 2013

A AUTORIDADE DE JESUS

A autoridade de Jesus
Lucas 20.1-8


"Certo dia, Jesus estava no pátio do Templo ensinando o povo e anunciando o evangelho. Então chegaram ali alguns chefes dos sacerdotes e alguns mestres da Lei, junto com alguns líderes do povo, e perguntaram:
— Diga para nós: com que autoridade você faz essas coisas? Quem lhe deu essa autoridade?
Jesus respondeu:
— Eu também vou fazer uma pergunta a vocês. Respondam: Quem deu autoridade a João para batizar? Foi Deus ou foram pessoas?
Aí eles começaram a dizer uns aos outros:
— O que é que vamos dizer? Se dissermos que foi Deus, ele vai perguntar: “Então por que vocês não creram em João?” Mas, se dissermos que foram pessoas, esta multidão vai nos apedrejar, pois eles acham que João era profeta.
Por isso responderam:
— Nós não sabemos quem deu autoridade a João para batizar.
Jesus disse:
— Pois então eu também não digo com que autoridade faço essas coisas".

Uns são de Paulo, outros de Apolo e outros de Cristo já que escreveu o Apóstolo Paulo.

É comum vermos nos dias de hoje alguns questionamentos sobre se realmente Jesus possui autoridade sobre vivos e mortos ou se Ele foi um mero ser humano com algumas habilidades ou dons milagrosos.

Interessante, contudo, é ver que essas próprias pessoas acreditam em coisas que até a lógica dúvida.

Todo mundo sabe que usar drogas, viver uma vida de farra sem controle, andar na contramão das leis sob a bandeira da liberdade nunca trouxe futuro pra ninguém, porém morre um artista (diga-se de passagem é difícil artista não registrar sua marca de uma vida sem controle) e tem tanta gente chorando quando deveriam se humilhar por seus próprios erros e pensamentos legalistas, moralistas e porque não dizer subvertidos.

Falamos sim em alto e bom tom: "É na autoridade de Cristo Jesus é que anunciamos que os que praticam tais coisas (ladrões, hedonitas, maldizentes, adulteros, homossexuais) não herdarão o reino de Deus.

Não somos partidários, somos discípulos.

Que Deus te abençoe.



Pb Renato

APRENDENDO A ANDAR COM DEUS

1Co 6.1-11

Quando algum de vocês tem uma queixa contra um irmão na fé, como se atreve a pedir justiça a juízes pagãos, em vez de pedir ao povo de Deus que resolva o caso?

Será que vocês não sabem que o povo de Deus julgará o mundo? Então, se vocês vão julgar o mundo, será que não são capazes de julgar essas coisas pequenas?
 3 Por acaso vocês não sabem que nós julgaremos até mesmo os anjos? Muito mais, então, devemos julgar as coisas desta vida!
 4 Portanto, se surgir alguma questão dessas, será que vocês vão procurar pessoas que são desprezadas na igreja para julgarem esses casos?
 5 Que vergonha! Será que entre vocês não existe alguém com bastante sabedoria para resolver uma questão entre irmãos?
 6 É claro que existe. Mas o que acontece é que um irmão em Cristo leva ao tribunal a sua queixa contra outro irmão e deixa que juízes pagãos julguem o caso.
 7 Só o fato de existirem questões entre vocês já mostra que vocês estão falhando completamente. Não seria melhor agüentar a injustiça? Não seria melhor ficar com o prejuízo?
 8 Pelo contrário, vocês cometem injustiça, e roubam, e fazem isso tudo contra os seus próprios irmãos!
 9 Vocês sabem que os maus não terão parte no Reino de Deus. Não se enganem, pois os imorais, os que adoram ídolos, os adúlteros, os homossexuais,
 10 os ladrões, os avarentos, os bêbados, os caluniadores e os assaltantes não terão parte no Reino de Deus.
 11 Alguns de vocês eram assim. Mas foram lavados do pecado, separados para pertencer a Deus e aceitos por ele por meio do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito do nosso Deus

Deus não se agrada de que haja contendas entre irmãos e diz que só o existir litígios entre eles ambos já são derrotados, pior se buscarem a solução em processo fora dos limites da igreja.

O que fazer então quando eu tiver algum prejuízo material ou moral oriundo do meu irmão? Sofra o dano, sofra a injustiça que Deus o exaltará e será glorificado por tal atitude.

Em Cristo somos nova criatura. Antes fazíamos tais coisas (vs 8-10), porém pelo Sangue de Cristo Jesus fomos lavados e purificados de nossos pecados os quais jamais nos levarão a morte porque Ele venceu a morte.

Viva pela fé (viver é crer) e aprenda a andar com Deus.



Deus te abençoe

Pb Renato

quarta-feira, 6 de março de 2013

VOLTE PRA ELE AGORA!


Jesus chora com pena de Jerusalém
Lucas 19.41-44

"Quando Jesus chegou perto de Jerusalém e viu a cidade, chorou com pena dela e disse:

— Ah! Jerusalém! Se hoje mesmo você soubesse o que é preciso para conseguir a paz! Mas agora você não pode ver isso. Pois chegarão os dias em que os inimigos vão cercá-la com rampas de ataque, e vão rodeá-la, e apertá-la de todos os lados. Eles destruirão completamente você e todos os seus moradores. Não ficará uma pedra em cima da outra, porque você não reconheceu o tempo em que Deus veio para salvá-la".

Senhor eu me rendo aos teus pés e te peço perdão.

Perdão por muitas vezes não querer aceitar que só o Senhor é o caminho para a minha Salvação, por muitas vezes não amar o meu próximo como deveria, por colocar inúmeras coisas acima do Senhor e não priorizá-lo.

Nos dias de hoje quanta compaixão o Senhor não deverá ter conosco pelo que fazemos, pensamos, imaginamos ou aquilo que nos omitimos.

Foi algo assim que Jesus viu em Jerusalém uma vez que recebiam o Mestre, o Cristo Salvador e não lhe deram lugar nem honra, nem glória e nem louvor.

A Palavra de Deus diz que sua vinda será gloriosa para julgar este mundo juntamente com os seus eleitos.

Volte para ele antes.

Deus te abençoe

Veja o testemunho dos pais do Thales que oraram ao Deus do Impossível



Pb Renato

terça-feira, 5 de março de 2013

VOCÊ SE CALARÁ?


Jesus entra em Jerusalém
Lucas 19.28-40

"Depois de dizer isso, Jesus foi adiante deles para Jerusalém. Quando iam chegando aos povoados de Betfagé e Betânia, que ficam perto do monte das Oliveiras, enviou dois discípulos na frente, com a seguinte ordem:

— Vão até o povoado ali adiante. Logo que vocês entrarem lá, encontrarão preso um jumentinho que ainda não foi montado. Desamarrem o animal e o tragam aqui. Se alguém perguntar por que vocês estão fazendo isso, digam que o Mestre precisa dele.

Eles foram e acharam tudo como Jesus tinha dito. Quando estavam desamarrando o jumentinho, os donos perguntaram:

— Por que é que vocês estão desamarrando o animal?

Eles responderam:

— O Mestre precisa dele.

Então eles levaram o jumentinho para Jesus, puseram as suas capas sobre o animal e ajudaram Jesus a montar. Conforme ele ia passando, o povo estendia as suas capas no caminho. Quando Jesus chegou perto de Jerusalém, na descida do monte das Oliveiras, uma grande multidão de seguidores ia com ele. E eles, cheios de alegria, começaram a louvar a Deus em voz alta por tudo o que tinham visto. Eles diziam:

— Que Deus abençoe o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória a Deus!

Aí alguns fariseus que estavam no meio da multidão disseram a Jesus:

— Mestre, mande que os seus seguidores calem a boca!

Jesus respondeu:

— Eu afirmo a vocês que, se eles se calarem, as pedras gritarão!"

Estamos há alguns dia da Páscoa que significa libertação, mas será mesmo que somos livres?

Nesta época muita gente está calando a boca e deixando de anunciar Jesus Cristo e este crucificado para dar lugar aos ovos de chocolate, cujos quais têm um coelho como seu produtor (note que a ignorância é tamanha uma vez que sequer o coelho põe ovos).

No entanto, foi isso que tentaram os fariseus fazer com os seguidores de Cristo quando disseram a Jesus: "mande que calem a boca!".

Que a Páscoa libertadora e salvadora de Cristo Jesus não coloque uma mordaça em sua boca a fim de que possamos dizer em alta voz: "Que Deus abençoe o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória a Deus!"

Deus te abençoe



Pb Renato

segunda-feira, 4 de março de 2013

UMA OUSADIA QUE DEUS REPROVA

1 Co 6.1-11

"Quando algum de vocês tem uma queixa contra um irmão na fé, como se atreve a pedir justiça a juízes pagãos, em vez de pedir ao povo de Deus que resolva o caso?
Será que vocês não sabem que o povo de Deus julgará o mundo? Então, se vocês vão julgar o mundo, será que não são capazes de julgar essas coisas pequenas?

Por acaso vocês não sabem que nós julgaremos até mesmo os anjos? Muito mais, então, devemos julgar as coisas desta vida!
Portanto, se surgir alguma questão dessas, será que vocês vão procurar pessoas que são desprezadas na igreja para julgarem esses casos?
Que vergonha! Será que entre vocês não existe alguém com bastante sabedoria para resolver uma questão entre irmãos?
É claro que existe. Mas o que acontece é que um irmão em Cristo leva ao tribunal a sua queixa contra outro irmão e deixa que juízes pagãos julguem o caso.
Só o fato de existirem questões entre vocês já mostra que vocês estão falhando completamente. Não seria melhor agüentar a injustiça? Não seria melhor ficar com o prejuízo?
Pelo contrário, vocês cometem injustiça, e roubam, e fazem isso tudo contra os seus próprios irmãos!
Vocês sabem que os maus não terão parte no Reino de Deus. Não se enganem, pois os imorais, os que adoram ídolos, os adúlteros, os homossexuais,
os ladrões, os avarentos, os bêbados, os caluniadores e os assaltantes não terão parte no Reino de Deus.

Alguns de vocês eram assim. Mas foram lavados do pecado, separados para pertencer a Deus e aceitos por ele por meio do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito do nosso Deus".

O problema nesta passagem e que o Apóstolo Paulo está escrevendo para a Igreja de Corinto é que alguns se atreveram a levar a julgamento fora da igreja, ou seja, na justiça humana, outros irmãos o que por si só segundo o apóstolo já seria motivo de derrota (já demonstra que estão falhos).

Mas o pior de tudo é que o apóstolo está levando-os a essa reflexão porque eles mesmos é que eram os causadores do dano, da injustiça quando no meio deles havia impurezas sexuais, idolatria, adultério, homossexualismo, ladrões, avarentos, bêbados e maldizentes.

O desafio do crente é sofrer o dano e se for o causador pedir perdão e tratar a questão com seu próximo, visto que o apóstolo termina dizendo que alguns deles eram assim, mas pelo sangue de Cristo Jesus eram foram limpos desse pecado e passaram a pertencer a família de Deus razão pela qual não deveriam mais praticar tais coisas.

Que Deus nos ajude a sermos assim.

Medite na canção abaixo e na frase "Agora eu sei o que é viver, viver é crer, é aprender a andar com Deus".



Pb Renato

sábado, 2 de março de 2013

OLHANDO PARA O PRÓXIMO E SENDO DIFERENTE


Jesus e Zaqueu
Lucas 19.1-10

"Jesus entrou em Jericó e estava atravessando a cidade. Morava ali um homem rico, chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos. Ele estava tentando ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, pois Zaqueu era muito baixo. Então correu adiante da multidão e subiu numa figueira brava para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse a Zaqueu:

— Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa.

Zaqueu desceu depressa e o recebeu na sua casa, com muita alegria. Todos os que viram isso começaram a resmungar:

— Este homem foi se hospedar na casa de um pecador!

Zaqueu se levantou e disse ao Senhor:

— Escute, Senhor, eu vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais.

Então Jesus disse:

— Hoje a salvação entrou nesta casa, pois este homem também é descendente de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido".

Somos confrontados pela Palavra de Deus a não fazer acepção de pessoas, mas o que dizer do nosso vizinho que incomoda com barulho, com as crianças que correm e gritam pela rua, com aquele parente que sempre é mal visto pelos familiares?

Jesus os enxerga e olha que Zaqueu era baixinho e precisou subir numa árvore para que Mestre pudesse vê-lo, mas o ponto principal não era a aparência nem a estatura daquele homem, mas alcançá-lo pela Salvação Graciosa que só Deus pode oferecer.

Olhe para as pessoas ao seu redor como Zaqueus, pessoas assim como você que também são alvo da Graça de Deus. Pense nisso e pratique.



Deus te abençoe.

Pb Renato

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

AMPARO DE DEUS NO LUTO

No programa Palavra de Fé, da Comunidade Batista Vila Nova de Santa Maria (RS), a capelã Eleny Vassão de Paula Aitken, apresentou o tema "Amparo de Deus no Luto", tendo como base o conteúdo de diversas publicações da SBB voltadas a esse tema. 

O objetivo foi levar uma mensagem de esperança e conforto àqueles que perderam entes queridos no incêndio numa casa noturna na cidade gaúcha de Santa Maria, ocorrido na madrugada de 27 de janeiro de 2013.

Clique no link e assista a mensagem:


Que o Deus Consolador possa encontrá-lo em todos os momentos difíceis de sua vida.

Pb Renato

JESUS CURA UM MENDIGO CEGO

Lucas 18.35-43

"Jesus já estava chegando perto da cidade de Jericó. Acontece que um cego estava sentado na beira do caminho, pedindo esmola. Quando ouviu a multidão passando, ele perguntou o que era aquilo.

— É Jesus de Nazaré que está passando! — responderam.

Aí o cego começou a gritar:

— Jesus, Filho de Davi, tenha pena de mim!

As pessoas que iam na frente o repreenderam e mandaram que ele calasse a boca. Mas ele gritava ainda mais:

— Filho de Davi, tenha pena de mim!

Jesus parou e mandou que trouxessem o cego. Quando ele chegou perto, Jesus perguntou:

— O que é que você quer que eu faça?

— Senhor, eu quero ver de novo! — respondeu ele.

Então Jesus disse:

— Veja! Você está curado porque teve fé.

No mesmo instante o homem começou a ver e, dando glória a Deus, foi seguindo Jesus. E todos os que viram isso começaram a louvar a Deus".

Precisamos ter visão de águia para vermos além de nossas dificuldades e acima daqueles que nos impedem de alcançar a benção.

Talvez hoje muitos estejam cegos por causa de uma pessoa, por causa de uma coisa, por causa de um objetivo terreno e o Senhor está pronto para lhe perguntar: "O que é que você quer que eu faça?".

Deus te ajude a enxergar a Luz de Cristo em meio a escuridão do mundo.

Pb Renato

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

JESUS ANUNCIA OUTRA VEZ A SUA MORTE E A SUA RESSUREIÇÃO


Lucas 18.31-34

"Jesus levou os doze discípulos para um lado e disse:

— Escutem! Nós estamos indo para Jerusalém, onde vai acontecer tudo o que os profetas escreveram sobre o Filho do Homem. Ele será entregue aos não judeus, e estes vão zombar dele, insultá-lo, cuspir nele e bater nele; e depois o matarão. Mas no terceiro dia ele ressuscitará.

Os discípulos não entenderam nada do que Jesus disse. O que essas palavras queriam dizer estava escondido deles, e eles não sabiam do que Jesus estava falando".

Há pessoas surdas diante do alto som deste mundo.

Para ouvirmos Deus precisamos diminuir o volume do mundo, pois é no silêncio que escutamos a voz de Deus.

Deus te abençoe

Pb Renato


terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

A VITÓRIA DO SERVO DE DEUS


Isaías 53.7-12

“Ele foi maltratado, mas aguentou tudo humildemente e não disse uma só palavra.
Ficou calado como um cordeiro que vai ser morto, como uma ovelha quando cortam a sua lã.
Foi preso, condenado e levado para ser morto, e ninguém se importou com o que ia acontecer com ele.
Ele foi expulso do mundo dos vivos, foi morto por causa dos pecados do nosso povo.
Foi sepultado ao lado de criminosos, foi enterrado com os ricos,
embora nunca tivesse cometido crime nenhum, nem tivesse dito uma só mentira.”
O SENHOR Deus diz:
“Eu quis maltratá-lo, quis fazê-lo sofrer.
Ele ofereceu a sua vida como sacrifício para tirar pecados e por isso terá uma vida longa
e verá os seus descendentes.
Ele fará com que o meu plano dê certo.
Depois de tanto sofrimento, ele será feliz;
por causa da sua dedicação, ele ficará completamente satisfeito.
O meu servo não tem pecado, mas ele sofrerá o castigo que muitos merecem,
e assim os pecados deles serão perdoados.
Por isso, eu lhe darei um lugar de honra;
ele receberá a sua recompensa junto com os grandes e os poderosos.
Pois ele deu a sua própria vida e foi tratado como se fosse um criminoso.
Ele levou a culpa dos pecados de muitos e orou pedindo que eles fossem perdoados.”

Deus te abençoe.

Pb. Renato