Texto: "Muitas são as aflições do justo, mas de todas elas o Senhor o livra" (Sl 34:19)
Verdade Central: Todo líder deve vencer o caráter desajustado, deformado. E também deve vencer a guerra para manter o que já foi transformado, ajustado, para manter em ordem, em linha e em plena saúde o caráter que já recebemos e que já foi formado em nós.
Introdução: Quanto mais líder você for, mais perseguições, mais deformidades de caráter encontrará. Muitos tentarão julgar seu ministério, sua liderança, sua vida, mentir sobre você. Mas, você está na cláusula da promessa em Mateus 5:11-12: "Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós". Isso é o livramento na aflição.
Josué
Josué foi um homem enérgico, irrepreensível e conquistador. Como líder, suportou a pressão pela qual teve de passar. Quando despontou na liderança, tinha um povo chefiado por dez homens de influência. Todo o povo se voltava contra Josué e Calebe, com pedras na mão para matá-los (Nm 14).
Quando você tem uma liderança em evidência, líderes fortes na cidade, Estado, Nação, tentarão conspirar contra você e seu ministério. Quem eram os inimigos de Josué? Eram líderes de autoridade, já não eram irmãos da mesma tenda, da mesma casa. Eram guias de multidões, cada um de uma tribo. Eram líderes escolhidos a dedo para terem seu caráter forjado, mas a mediocridade não permitiu que eles vissem o que Josué viu.
Suportando a pressão
Como líder, sabemos que Josué suportou a pressão pela qual teve de passar. Ao seu lado, teve um grande aliado, seu amigo Calebe. Josué teve uma percepção diferente da que os outros espias tiveram, porque ele viu no dia em que Deus disse para Moisés subir o Sinai sozinho. Josué foi após ele, para beber da glória de Deus.
Josué era um discípulo que buscava andar sempre muito próximo ao seu líder. Quanto mais perto do líder você andar, mais visão ampliada terá, mais fácil também será vencer os desafios que se apresentam. Se você quer crescer, multiplicar, dar resultados, caminhe lado a lado com o líder.
Josué e Calebe
Josué e Calebe foram os únicos que não aceitaram relatório contrário à promessa de Deus. Vemos, então, a responsabilidade desses dois e como um andava com o outro. Eles trouxeram o fruto da terra, que era grande, visível, desejável. Isso despertou ira e ciúmes nos outros espias.
Se você quer ser frutífero, ande com seu líder. Os isolados não dão fruto. É uma questão de inteligência, percepção e sabedoria. Você deve agir, acordar e ficar ao lado do líder. Se você não agir, não conquistará, então dê um passo de fé e aja. Observe como os que andam distante são mais críticos, cheios de evasivas, com murmurações, vendo a terra de longe, olhando os gigantes e se sentindo um gafanhoto.
Calebe conquistou a terra que lhe cabia por herança 45 anos depois de tê-la espionado e, mesmo com 85 anos de idade, ainda estava com a mesma força e vigor na alma de um homem de 40 anos. Os outros espias não receberam nenhuma referência. Calebe recebeu porque andou com o líder Josué e este porque andou com Moisés. Quanto mais perto você andar do seu líder, mais criticado será, mas não se preocupe, porque mais frutífero também será.
Se você não estiver bem sedimentado na missão para a qual Deus o chamou, você desistirá facilmente na primeira guerra, na primeira empreitada que o diabo fizer. Mas se houver convicção em seu coração, você será indesistível. Mesmo que os gigantes se apresentem, eles serão como nada diante dos seus olhos. Vamos crescer por níveis e teremos um caráter transformado, ajustado. Teremos uma vida saudável, nosso temperamento transformado pelo Espírito Santo e a nossa personalidade ajustada na presença do Todo Poderoso.
Em II Samuel 20:22, Deus diz que arranca os pés de Davi dos lugares inseguros e os planta sobre uma Rocha, porque Deus tinha prazer na vida de Davi. Devemos viver de tal forma que o Senhor tenha prazer em nossa vida. Essa verdade deve estar embutida, mergulhada no nosso espírito, para que o nosso caráter seja redesenhado e tenhamos segurança quando nos criticarem, quando falarem mal de nós, quando disserem injúrias. Que alegria é saber que somos afligidos por causa do Senhor, porque “muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas” (Sl 34:19).
Tanto Abel, como José e Josué não deixaram de cumprir o que Deus havia mandado, independente de morte, de violentações na alma, de guerra entre o próprio povo. Foram personalidades que se transformaram em modelo, verdadeiros exemplos de homens valorosos. Ainda que tenhamos de pagar com a vida, não podemos deixar de fazer o que Deus mandou que fizéssemos. Abel não negociou seu sacrifício com Caim, não se rendeu a Caim. Ele conhecia uma rota inegociável, tinha intimidade com Deus. Talvez a crise dele fosse exatamente essa: pensar como seu pai, Adão, pôde perder essa intimidade.
Abel era a restituição do caráter, mas Satanás queria que o caráter fosse defraudado na Terra e, por isso, quis eliminar a semente do bom caráter. Só um pastor com o caráter de Abel poderia ser autorizado para disseminar, perpetuar o bom-caratismo. Satanás utiliza o irmão de Abel para matar o bom caráter. Sabemos que muitos "Cains" se levantam para tentar apagar, denegrir o caráter de Abel. Isto é um tipo de morte. Mas, hoje mesmo, você pode ressuscitar seu bom caráter e, quando você vir seu irmão ganhando mais células, conquistando até mesmo mais que você, alegre-se e comemore, porque seu irmão está prosperando; e isso sem nenhum peso no coração.
Muitos irmãos ficam desejando um ministério próspero só porque vêem outros prosperando, mas não querem passar pelas mesmas aflições que estes passaram até chegarem onde estão. Deus só entregará um rebanho para você quando você tiver condições de pastorear. Tudo no tempo de Deus é por formação. Um dos nossos problemas é querermos antecipar e atrapalhar o plano e a hora de Deus.
Ainda que venham as críticas de Caim; ainda que você seja criticado pelos seus companheiros de equipe, o que, aliás, nem é cabível entre os 12; ainda que venham as críticas dos líderes, como os líderes das tribos fizeram com Josué, ainda que venham críticas sobre um íntegro como José, que haja conspiração de morte, nada prosperará.
Deus quer que cada um de nós saiba qual foi a aflição de Abel, de José e de Josué, e qual foi a recompensa de Caim, dos irmãos de José e das tribos que se levantaram contra Josué.
Vejamos os livramentos versus as aflições.
Abel – ficou na presença de Deus por toda a eternidade. Caim – ficou como marginal amaldiçoado a vida toda.
José – obteve vários livramentos de Deus e supriu as necessidades dos seus irmãos e de várias nações, como governador do Egito. Os irmãos de José – obtiveram pobreza, ruína e miséria; tiveram que ser supridos por José.
Josué e Calebe – foram restaurados, fortalecidos e conquistadores. Os outros espias – apesar de serem líderes das tribos não tiveram nome na história, foram covardes e homicidas.
Deus vê tudo. Tanto Caim, quanto os 11 irmãos de José, como os líderes e as tribos eram covardes. Uma pessoa se torna medrosa e covarde quando perde a autoridade. O medo é um desajuste de caráter. O Senhor removeu os medos de Josué e colocou a coragem, pondo em ordem seu caráter. O medo não nos permite conquistar novas etapas, nem nos ajuda a entrar em novos territórios. O medo é fantasioso. Os dez espias se imaginavam como gafanhotos e viam gigantes em lugar de pedras.
A aflição de Abel, José e Josué são respaldos para nos ajudar a vencer. Todos estes tiveram crises, mas, na crise, nasce o líder. Se você quer ser líder, saiba que sua liderança será forjada nas crises. Isto é bíblico. Jesus pediu para o Pai passar dEle o cálice, depois é que Ele salvou o mundo. Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas. Esta crise é uma guerra para manter o que já foi ajustado e vencer áreas ainda não conquistadas.
Como líder, jamais esqueça de que na crise temos oportunidade de cumprir duas vontades: a nossa ou a dAquele que nos legitimou e nos chamou para exercer um caráter de liderança. Deus não deixará de cumprir o Seu propósito. E você, o que fará?
Nenhum comentário:
Postar um comentário